Após tragédias e mortes, previsão é de mais tempestades no Rio Grande do Sul

Após tragédias e mortes, previsão é de mais tempestades no Rio Grande do Sul

**Alerta de Tempestades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina**


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas climáticos para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prevendo tempestades até o meio dia desta sexta-feira (3/5). As chuvas podem ser intensas, com volume entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a até 100 mm em um dia.


Além das chuvas, os ventos são outra preocupação, podendo atingir até 100 km/h, com possibilidade de ocorrência de granizo. Os fenômenos podem afetar mais de 700 localidades em Santa Catarina.


O Inmet alerta que os fenômenos meteorológicos descritos podem persistir até o próximo domingo (5/5), com possibilidade de descargas elétricas, especialmente no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.


O acumulado de chuva pode resultar em alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, afetando 494 localidades.


Destaca-se que o município de Soledade, com cerca de 30 mil habitantes, registrou o maior volume acumulado de precipitação desde 26 de abril, com 488,6 mm. Santa Maria e Canela também registraram altos volumes de chuva.


As autoridades realizaram resgates durante a quinta-feira, incluindo operações com helicópteros da Força Aérea Brasileira, que retiraram 110 pessoas de situações de perigo. O comandante do Esquadrão Pantera destacou a importância do equipamento de visão noturna para agilizar os resgates, mesmo em condições adversas.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque