Flávio Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados em nova pesquisa para eleição de 2026
Uma nova rodada de dados divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira revela um cenário de equilíbrio absoluto na corrida presidencial de 2026. Em uma simulação de segundo turno, o senador Flávio Bolsonaro aparece com 45,2% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva soma 44,1%. Os números indicam um empate técnico rigoroso dentro da margem de erro, consolidando a polarização política que deve dar o tom do debate eleitoral nos próximos meses em Minas Gerais e no restante do país.
O levantamento detalha que o cenário de empate também se repete no primeiro turno, onde Lula lidera numericamente, seguido de perto por Flávio Bolsonaro e outros nomes de peso na política nacional, como os governadores Ronaldo Caiado e o mineiro Romeu Zema. A pesquisa foi realizada de forma presencial com 2.080 eleitores entre os dias 25 e 28 de março e está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00873/2026. Além dos candidatos principais, o estudo apontou que 6,2% dos entrevistados optariam por votos brancos ou nulos, enquanto 4,5% preferiram não opinar.
Os desdobramentos desta pesquisa indicam uma movimentação precoce das peças no tabuleiro político, especialmente com a inclusão de nomes do bloco de direita que buscam herdar o capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Especialistas apontam que a manutenção desse equilíbrio dependerá diretamente dos indicadores econômicos e da aprovação do governo federal ao longo deste ano. Até o momento, as campanhas seguem em fase de articulação de bastidores, aguardando novas rodadas de consulta popular para definir estratégias de coalizão e palanques regionais.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Justiça obriga Prefeitura de Ipatinga a aumentar fiscalização de novas obras na cidade
- Justiça obriga Prefeitura de Ipatinga a aumentar fiscalização de novas obras na cidade
- Primeira carta de Nicolás Maduro após prisão nos Estados Unidos prega reconciliação e união nacional
- Deputados entram na mira por shows com dinheiro público
- Atendimento na UPA de Ipatinga é suspenso após tentativa de incêndio causada por paciente
