Bolsonaro segue em primeiro com 28%, Haddad sobe e agora tem 22%

Bolsonaro segue em primeiro com 28%, Haddad sobe e agora tem 22%

Em mais uma rodada de pesquisa do Ibope, a tendência de um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) ficou mais forte. Ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após a facada recebida no dia 6 de setembro, Bolsonaro marcou 28% das intenções de voto, ainda em primeiro lugar, mas sem apresentar subida. Já o petista subiu com relação a última pesquisa do instituto e agora tem 22%, demonstrando grande poder de chegada na reta final do primeiro turno.


Ciro Gomes (PDT), que baseia a campanha em se tornar a terceira via seguiu estagnado nas inteções de voto e agora soma 11%. Sem conseguir decolar, Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8%, enquanto Marina Silva, em queda a medida que se aproxima o primeiro turno das eleições, tem apenas 5%.


João Amoêdo (Novo) registrou 3%; Alvaro Dias (Podemos) 2%, assim como Henrique Meirelles (MDB). Guilherme Boulos (PSOL) tem 1%, enquanto Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) registraram 0%. Votos branco/nulos foram 12%; enquanto não sabe/não responderam foram 6%.


Rejeição


A rejeição a Bolsonaro passou de 42% para 46% em uma semana. Depois de uma trégua e aumento de visibilidade causadas pela facada de que foi vítima, o candidato do PSL voltou recentemente a ser atacado por adversários, tanto em eventos de campanha quanto em peças de propaganda eleitoral.


A seguir no ranking da rejeição  – parcela do eleitorado que diz não votar no candidato de jeito nenhum  – aparecem Haddad (30%), Marina (25%), Alckmin (20%) e Ciro (18%). Meirelles, Cabo Daciolo, Eymael e Boulos somam 11%, cada. Vera tem 10%, Alvaro Dias, Amoêdo e João Goulart Filho são rejeitados por 9%. Poderia votar em todos somam 2% e não sabe/não respondeu, 7%.


A pesquisa capta os efeitos de três semanas de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Também registra os efeitos de quase duas semanas da troca de Luiz Inácio Lula da Silva por Fernando Haddad na cabeça da chapa petista. A candidatura de Lula foi indeferida pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, já que ele foi condenado em duas instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro.


Segundo turno


O Ibope simulou quatro cenários para o segundo turno. Veja os resultados:


- Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
- Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
- Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
- Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)


O Ibope foi às ruas entre os dias 22 e 23 de setembro. Foram entrevistadas 2.506 pessoas em 178 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há 95% de chance de os  resultados refletirem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi contratada pelo Estado e pela TV Globo. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR‐06630/2018.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR