Escola Estadual de Ubaporanga realiza 1º Torneio Pega-Pergunta de História

Escola Estadual de Ubaporanga realiza 1º Torneio Pega-Pergunta de História

Acontece na Escola Estadual Dom Cavati, em Ubaporanga, o projeto ‘Aprendendo História Brincando: Pega-Pergunta de História’. A iniciativa tem como objetivo introduzir ou aperfeiçoar o uso de jogos educacionais nas aulas de História dos professores envolvidos na proposta, com turmas de Ensino Fundamental II.


A proposta de introduzir jogos educacionais de História na escola teve suas origens no ano passado quando o professor Rosemberg de Oliveira apresentou e testou os primeiros jogos de História de sua autoria. A experiência foi positiva e, agora, surgiu a oportunidade de estender o projeto aos demais professores de História da escola, o que possibilita a troca de experiências, de interação entre mais alunos, da dinamização de aulas de História e criação de novos jogos educacionais da disciplina ou até mesmo de outras disciplinas.


O projeto é desenvolvido em forma de competição entre turmas dos 6º anos da escola. Os estudantes jogaram entre si, na quadra da escola. Cada jogo conta com duas equipes formadas por 10 jogadores e tem dois tempos de 20 minutos cada. As perguntas utilizadas durante os jogos foram elaboradas pelos professores de História envolvidos no projeto e têm como tema os assuntos trabalhados em sala de aula durante o 1º bimestre.


Por muito tempo a disciplina História foi atrelada a ideia de decorar datas e nomes de grandes personagens históricos. Mas a aula de História perpassa essa concepção e pode ser uma das mais interessantes para a nova geração de alunos nesse mundo conturbado utilizando apenas recursos metodológicos simples e alternativos. O uso do lúdico pode ser uma boa oportunidade para alcançar novos objetivos de aprendizagem em aulas da disciplina História. O jogo sempre desperta o interesse dos alunos e com ele vem o interesse pela aprendizagem, os motivos para estudar, o trabalho em equipe, a socialização e o espírito competitivo.


* Com informações do Canal Super

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar