Mike Pompeo chega à Coreia do Norte para falar sobre fim do programa nuclear

Mike Pompeo chega à Coreia do Norte para falar sobre fim do programa nuclear

O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, chegou a Pyonagyang nesta sexta-feira (6) para discutir a eliminação das armas nucleares na Coreia do Norte, prevista na histórica cúpula entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Segundo um grupo de jornalistas, o chefe da diplomacia americana foi recebido pelo chanceler Ri Yong-ho e por Kim Yong-chol, braço direito do líder norte-coreano. Pompeo desembarcou no Aeroporto Internacional de Sunan após fazer uma escala na base americana de Yokosuka (Japão), informaram os veículos de imprensa americanos que viajam com ele.


Durante sua visita de dois dias, o chefe da diplomacia americana poderá apresentar aos norte-coreanos as primeiras sugestões sobre prazos e metodologia para o desmantelamento de seu programa nuclear. Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, assinaram em Singapura, no dia 12 de junho, uma declaração onde o regime norte-coreano se comprometeu em trabalhar pela "desnuclearização total" se Washington garantir sua sobrevivência, embora no documento não apresente mais detalhes. As reuniões que Pompeo realizará com autoridades norte-coreanas serão as primeiras conversas de alto nível desde a cúpula de Singapura.


O próprio secretário de Estado escreveu no Twitter antes de aterrissar que espera "continuar trabalhando para a desnuclearização definitiva e total" do regime de Pyongyang. Pompeo chega à Coreia do Norte pouco depois de informações publicadas nos EUA, citando fontes da Inteligência nacional, que asseguram que Pyongyang não apenas seguiu enriquecendo urânio desde a cúpula de Singapura, mas que estaria tentando ocultar boa parte do seu arsenal e reservas.


A visita de Pompeo é considerada um primeiro teste para medir o verdadeiro alcance dos planos de desarmamento expressos pelo regime este ano.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar