Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que nome de Lula é consenso no PT para as eleições de 2026

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que nome de Lula é consenso no PT para as eleições de 2026

Em uma entrevista exclusiva ao jornal O Globo publicada nesta terça-feira (2/1), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é consensual dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa eleitoral de 2026. No entanto, Haddad destacou a necessidade de preparação do partido para essa transição, considerando o cenário que se apresentará nas eleições seguintes.


"Existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute", afirmou o ministro em sua entrevista.


Apesar de acreditar na reeleição do atual presidente, Haddad ressaltou a importância de pensar no futuro político do partido. "O Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta. Ao mesmo tempo que é um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT, também é um desafio muito grande pensar o day after", acrescentou.


Sobre as críticas recebidas dentro do PT, o Ministro da Fazenda destacou que o partido não pode celebrar os resultados econômicos e simultaneamente considerar que está tudo errado. "Não dá para celebrar Bolsa, juros, câmbio, emprego, risco-país, PIB que passou o Canadá, essas coisas todas, e simultaneamente ter a resolução que fala 'está tudo errado, tem que mudar tudo'. Alguma coisa precisa ser pensada a respeito", concluiu Haddad.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Coluna do Rogério