Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue

Nesta segunda-feira (29/4), o Brasil atingiu a marca de 4.127.571 casos prováveis de dengue em 2024, conforme dados do Ministério da Saúde. O número de óbitos pela doença também é alarmante, totalizando 1.937 mortes, o maior registrado desde o início da série histórica em 2000, superando o recorde de todo o ano de 2023, que foi de 1.094 mortes.


São Paulo lidera o ranking de casos graves da doença, com 9.006 registros, seguido por Minas Gerais (6.929) e Paraná (6.489).


A dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como dores no corpo e febre alta, sendo considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, podendo levar à morte.


O aumento expressivo de casos em 2024 tem relação com fatores como as mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo do vírus. A prevenção da proliferação do vetor da dengue é fundamental, com medidas como manter a caixa-d’água bem fechada, amarrar bem os sacos de lixo, colocar areia nos vasos de planta, entre outras recomendações do Ministério da Saúde.


Os sintomas da dengue variam de leves a graves e incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. O tratamento visa aliviar os sintomas e garantir a recuperação do paciente, incluindo hidratação adequada, uso de analgésicos e antitérmicos, repouso e acompanhamento médico.


A população deve evitar a automedicação, pois o uso indiscriminado de alguns medicamentos pode agravar o quadro clínico da doença.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque