Vale do Aço tem um dos municípios mais poluídos do Brasil, mostra estudo

Vale do Aço tem um dos municípios mais poluídos do Brasil, mostra estudo

Um recente estudo realizado pela empresa suíça World Air Quality (IQAir) revelou que Timóteo, município localizado no Vale do Aço em Minas Gerais, conquistou o triste título de uma das cidades com o ar mais poluído do Brasil em 2023.


Segundo o relatório, Timóteo apresentou uma concentração média de partículas de poeira fina no ar, atingindo 10.1 (PM2.5), o que representa duas a três vezes o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Apesar de superar grandes capitais brasileiras como Fortaleza e Brasília nesse ranking preocupante, há um sinal de esperança: a qualidade do ar em Timóteo demonstrou uma leve melhora em comparação com anos anteriores, quando atingiu o pico de 13.9 (PM2.5) em 2022.


Raízes da Poluição


A região do Vale do Aço é conhecida por sua intensa atividade industrial, principalmente no setor de mineração de ferro. Empresas como Aperam South America e Usiminas, localizadas em Timóteo e Ipatinga, respectivamente, contribuem significativamente para a poluição atmosférica na região.


No ano passado, a Usiminas foi alvo de uma ação judicial movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que exigia o pagamento de R$ 346,7 milhões em danos morais coletivos devido à poluição do ar.


Os moradores de Timóteo também expressaram suas preocupações em uma audiência pública, destacando os impactos negativos do excesso de poeira em áreas como Cachoeira do Vale


Situação Nacional


O estudo da IQAir também revelou outras cidades brasileiras com níveis preocupantes de poluição do ar, como Xapuri (Acre), Osasco (São Paulo) e Manaus (Amazonas), todas excedendo de três a cinco vezes os padrões da OMS.


Essa análise ressalta a necessidade urgente de medidas eficazes para combater a poluição do ar em todo o país, visando proteger a saúde e o bem-estar da população.


Diante desse cenário preocupante, autoridades locais e órgãos ambientais são instados a intensificar esforços para reduzir a emissão de poluentes e promover práticas sustentáveis, garantindo um futuro mais saudável para todos.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR