Paciente perde testículo após erro médico e irá receber indenização

Paciente perde testículo após erro médico e irá receber indenização

Um homem vítima de erro médico irá receber R$ 70 mil reais de indenização por danos morais. O paciente teve de retirar o testículo direito após ter recebido um diagnóstico errado de dois médicos, em Belo Horizonte, em abril deste ano. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os médicos erraram na leitura do ultrassom e se omitiram ao não requererem novos exames.


O paciente havia procurado o primeiro médico porque apresentava fortes dores e inchaço testicular. O especialista solicitou um exame de ultrassonografia ao outro médico, sob a hipótese de ser uma torção testicular.


O exame, então, atestou que ele tinha “epididimite no lado direito do testículo” e o paciente foi medicado com analgésicos. No entanto, no decorrer dos dias, as dores aumentaram e o quadro foi agravado. Somente após procurar outro médico, o paciente foi diagnosticado com “torção do cordão espermático”. No entanto, já era tarde e, sem o diagnóstico correto a tempo, a retirada do órgão foi inevitável.


Segundo o laudo pericial, não foram cumpridas as normas técnicas que determinam a realização do exame Doppler colorido nesses casos. Esse exame tem, ainda de acordo com o laudo, importante papel na diferenciação entre a epididimite e a torção testicular e é o primeiro passo para avaliar alterações de torção nos testículos.


O juiz Joaquim Morais Júnior comprovou as condutas culposas dos médicos, por imperícia e negligência. "O primeiro réu não solicitou o pedido de exame correto para constar torção no testículo, ao requerer ultrassom com Doppler, e o segundo réu não fez o exame determinado pelo primeiro, ao realizar a ultrassom simples, bem como não tomou o devido cuidado técnico para se atentar que o exame disponível na clínica não era o indicado para diagnosticar torção no testículo, diante da evidência dos sintomas apresentados”, concluiu o magistrado.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar