Até setembro de 2024, o município de Santana do Paraíso contabilizou 140 acidentes de trânsito com vítimas, de acordo com dados divulgados pelo Painel de Acidentes de Trânsito do Governo de Minas Gerais. A maior parte dos feridos nos acidentes foi registrada com lesões leves, totalizando 98 pessoas.
Entre os casos mais graves, 21 vítimas ficaram em estado grave ou inconsciente, enquanto outras 12 não apresentaram lesões visíveis. Além disso, sete registros não especificaram o tipo de lesão sofrida pelas vítimas.
Infelizmente, dois desses acidentes em Santana do Paraíso resultaram em óbito, destacando a importância de medidas de segurança no trânsito e da conscientização dos motoristas para evitar novas tragédias.
Para efeito de comparação, o levantamento também aponta dados de cidades vizinhas. Em Timóteo, foram 328 pessoas afetadas por acidentes de trânsito, com seis óbitos registrados. Em Coronel Fabriciano, embora tenha registrado 298 vítimas, a cidade se destacou por não registrar nenhum óbito até o mês de setembro.
A análise faz parte de um levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, em parceria com o Observatório de Segurança Pública, que utiliza informações da Base Integrada de Segurança Pública (BISP). Esses números destacam a necessidade de ações preventivas e políticas de educação no trânsito para reduzir o número de vítimas em Santana do Paraíso e na Região Metropolitana do Vale do Aço como um todo.