Web Analytics Made Easy - Statcounter

Santana do Paraíso em alerta: Índice de infestação por Aedes aegypti dispara e preocupa autoridades

Os principais focos identificados foram recipientes como vasos, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, bebedouros e materiais de construção

19/11/2024 às 16h55 Atualizada em 19/11/2024 às 17h11
Por: Redação
Compartilhe:
Santana do Paraíso em alerta: Índice de infestação por Aedes aegypti dispara e preocupa autoridades

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso anunciou os resultados do segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRa) de 2024, realizado entre 21 e 25 de outubro. O Índice de Infestação Predial (IIP) atingiu 5,5%, valor bem acima do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, colocando o município em situação de alerta para doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.  

Continua após a publicidade

Os principais focos identificados foram recipientes como vasos, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, bebedouros e materiais de construção. Segundo Maxwell Júlio Silva, diretor de vigilância em saúde, a maior parte dos criadouros está dentro das casas. Ele reforça a importância de ações da população, como eliminar água parada, manter quintais limpos e permitir o acesso dos agentes de saúde.  

O LIRa é uma ferramenta crucial para mapear a infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus, orientando ações de combate ao mosquito nas áreas mais críticas. Índices abaixo de 1% são considerados satisfatórios, entre 1% e 3,9% indicam alerta, enquanto valores acima de 4% representam alto risco, como é o caso de Santana do Paraíso.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade