Desde 2021, os motoristas brasileiros devem seguir novas regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas com diferentes faixas etárias têm prazos distintos para a validade do documento. As alterações, implementadas no governo de Jair Bolsonaro, visam simplificar o processo para condutores mais jovens, ampliando o período de renovação em alguns casos.
Atualmente, os prazos variam conforme a idade do condutor:
Os motoristas devem realizar exames de aptidão física e mental em clínicas credenciadas pelo Detran do estado. Além disso, ao renovar o documento, todos os pontos por infrações acumulados na CNH são zerados, dando início a um novo ciclo.
Motoristas que tiverem o documento vencido têm até 30 dias para renová-lo e continuar dirigindo legalmente. Após esse período, o condutor pode ser multado por infração gravíssima.
Com os novos prazos, os condutores mais jovens não precisarão renovar a CNH com tanta frequência, reduzindo custos e burocracias. No entanto, as regras mantêm controles rigorosos para motoristas mais velhos, que passam por períodos de renovação mais curtos devido a possíveis mudanças na aptidão física e mental.
Fique atento à data de vencimento da sua CNH e inicie o processo de renovação com antecedência para evitar complicações.