Web Analytics Made Easy - Statcounter

Conta de luz ficará mais barata em dezembro com retorno da bandeira verde

Em setembro e outubro, foram aplicadas as bandeiras vermelhas, nos patamares 1 e 2, que representaram os valores mais elevados para os consumidores

30/11/2024 às 04h24
Por: Redação
Compartilhe:
Conta de luz ficará mais barata em dezembro com retorno da bandeira verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que aplicará a bandeira tarifária verde em dezembro, após três meses consecutivos de cobranças extras. Com isso, as contas de luz dos brasileiros ficarão mais leves no último mês do ano.

Continua após a publicidade

Em novembro, vigorou a bandeira amarela, que adicionava R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A mudança para a bandeira verde foi possível devido às chuvas recentes, que aumentaram o nível dos reservatórios e reduziram a necessidade de uso das termelétricas, que geram energia a custos mais elevados.

De acordo com Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias ajuda a informar a sociedade sobre o consumo eficiente e os custos da energia. Com a volta da bandeira verde, os consumidores têm um alívio nas despesas após meses de contas mais altas causadas pela seca no segundo semestre.

Continua após a publicidade

Em setembro e outubro, foram aplicadas as bandeiras vermelhas, nos patamares 1 e 2, que representaram os valores mais elevados para os consumidores. A previsão de chuvas regulares nas próximas semanas indica a possibilidade de continuidade de tarifas mais acessíveis para os primeiros meses de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade