A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que aplicará a bandeira tarifária verde em dezembro, após três meses consecutivos de cobranças extras. Com isso, as contas de luz dos brasileiros ficarão mais leves no último mês do ano.
Em novembro, vigorou a bandeira amarela, que adicionava R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A mudança para a bandeira verde foi possível devido às chuvas recentes, que aumentaram o nível dos reservatórios e reduziram a necessidade de uso das termelétricas, que geram energia a custos mais elevados.
De acordo com Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias ajuda a informar a sociedade sobre o consumo eficiente e os custos da energia. Com a volta da bandeira verde, os consumidores têm um alívio nas despesas após meses de contas mais altas causadas pela seca no segundo semestre.
Em setembro e outubro, foram aplicadas as bandeiras vermelhas, nos patamares 1 e 2, que representaram os valores mais elevados para os consumidores. A previsão de chuvas regulares nas próximas semanas indica a possibilidade de continuidade de tarifas mais acessíveis para os primeiros meses de 2025.