O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que ocorrerão entre os dias 2 e 21 de janeiro de 2025, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União. Além disso, Haddad terá um novo período de afastamento entre os dias 11 e 20 de julho do mesmo ano. Outros quatro ministros também tiveram férias aprovadas, com períodos variando entre dezembro e janeiro.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ficará de férias de 2 a 10 de janeiro. Jader Filho, responsável pela pasta das Cidades, estará ausente de 30 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025. Já a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, começará o recesso em 24 de dezembro, retornando em 3 de janeiro. Por fim, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, terá um descanso curto, de 13 a 17 de janeiro.
Apesar das datas confirmadas no Diário Oficial, ainda não foram divulgadas informações sobre substitutos ou responsáveis interinos pelas pastas durante os períodos de afastamento dos ministros.