A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso reuniu, nesta quinta-feira (26), representantes de todas as secretarias para traçar um plano de gestão e controle de risco em função do grande volume de chuva previsto para os próximos dias. O objetivo é estabelecer equipes para ações de redução de danos, recuperação e respostas imediatas a um possível desastre, além de prevenção, conscientização e preparo da população.
Em virtude dos volumes de chuvas registrados nos últimos dias e a previsão de novas chuvas, a Defesa Civil alerta risco geológico alto. “Nós realizamos durante todo o ano ações que minimizam o impacto da chuva em Santana do Paraíso, como a limpeza de bueiros e calhas, desobstrução de córregos e desassoreamento dos leitos. No entanto, com as mudanças climáticas, o volume de chuva aumentou muito nos últimos anos, de forma com que precisamos estar preparados para situações emergenciais”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
*Recomendações da Defesa Civil:*
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.