O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi novamente entubado nesta quinta-feira (9) após apresentar instabilidade respiratória. Ele está internado na UTI do Hospital Mater Dei, na região centro-sul da capital, desde a última sexta-feira (3), devido a um quadro de insuficiência respiratória.
Segundo nota do hospital, Fuad será submetido a uma traqueostomia percutânea nesta sexta-feira (10) para otimizar o cuidado respiratório. O prefeito, que já havia sido intubado, vinha utilizando um cateter nasal desde segunda-feira (6).
Fuad está afastado da Prefeitura de Belo Horizonte por licença médica de 15 dias. Durante este período, o vice-prefeito Álvaro Damião (União) assume interinamente o comando do Executivo municipal.
Essa é a quarta internação de Fuad desde que venceu as eleições de 2024. Ele já foi hospitalizado por neuropatia periférica, pneumonia, sinusite e, mais recentemente, por diarreia e desidratação. Durante a campanha, Fuad enfrentou um linfoma não Hodgkin, que entrou em remissão antes do segundo turno das eleições, em outubro.
Mensagens de apoio têm sido exibidas em painéis por toda a cidade, com votos de recuperação ao prefeito. Enquanto isso, Fuad permanece sob cuidados médicos intensivos e em constante monitoramento.