A pesquisa da Genial/Quaest sobre a intenção de voto para o governo de Minas Gerais em 2026 aponta Cleitinho (Republicanos) na liderança, com 33% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Alexandre Kalil (Republicanos), com 16%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem 8%, enquanto Mateus Simões (Novo) registra 4%.
Os indecisos somam 18%, enquanto 21% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam às urnas.
O atual governador Romeu Zema (Novo), que não pode disputar a reeleição, enfrenta dificuldades para impulsionar um sucessor e tem sido citado como possível candidato ao Senado ou até mesmo à Presidência. No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou recentemente que Minas Gerais não possui bons nomes para disputar o Senado, o que pode influenciar as articulações políticas no estado.
Cleitinho, por sua vez, foi convidado por Bolsonaro para se filiar ao PL e disputar o governo de Minas, o que deve ocorrer nos próximos meses, segundo fontes ligadas ao partido.