Um dos criminosos mais procurados do país, André Ferreira Borges, conhecido como "Pane", morreu em uma troca de tiros com a Polícia Militar em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (11). O confronto ocorreu em uma alça de acesso da Avenida Comendador Aladino Selmi à Rodovia D. Pedro I (SP-065), após uma operação do Comando de Operações Especiais (COE) de São Paulo.
Pane era um conhecido integrante da facção criminosa PCC e esteve envolvido em assaltos violentos a bancos em São Paulo e Minas Gerais. Entre os crimes, destacam-se o roubo simultâneo ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal em Passos (MG) em 2018, o assalto ao Banco do Brasil em Uberaba (MG) em 2019 – onde foram levados R$ 40 milhões – e o ataque ao Banco do Brasil em Araçatuba (SP) em 2021.
A operação policial foi desencadeada após uma denúncia de que o criminoso transportaria armas de alto calibre de Campinas para Americana, para um novo assalto. Durante a abordagem, ele reagiu atirando contra os policiais, que revidaram. Pane morreu no local antes da chegada do socorro.
Em 2019, ele já havia sido preso em Americana, com grande quantidade de dinheiro e armamento, mas acabou solto posteriormente. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Campinas como morte em decorrência de intervenção policial.