A deputada federal Erika Hilton cancelou uma viagem aos Estados Unidos após receber um visto com identificação de gênero masculina, o que diverge de seus documentos civis brasileiros. A parlamentar, que é transexual, classificou a situação como um ato de desrespeito e agressão, e anunciou que irá acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra a decisão do governo americano.
Erika Hilton expressou receio sobre o tratamento que poderia receber ao desembarcar nos EUA, já que o gênero em seu visto não correspondia ao seu nome feminino. Ela criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, a quem chamou de "doente" e "alucinado", e afirmou que, em 2023, havia obtido um visto com o gênero correto, mas que uma ordem executiva recente do governo Trump passou a reconhecer apenas os gêneros de nascimento.
A deputada aguarda ações diplomáticas do Itamaraty e reforça seu apelo para que o episódio não seja ignorado pelas autoridades brasileiras, diante do que ela considera uma grave violação de seus direitos civis.