Web Analytics Made Easy - Statcounter
Publicidade

Colapso na saúde em Minas expõe baixa adesão à vacina contra a gripe

A baixa procura pela vacina expõe a fragilidade do sistema de saúde em Minas e levanta questionamentos sobre a postura de lideranças políticas em relação à ciência e à saúde pública em um momento crítico para o estado

11/05/2025 às 10h16 Atualizada em 11/05/2025 às 14h03
Por: Redação
Compartilhe:
Colapso na saúde em Minas expõe baixa adesão à vacina contra a gripe

A saúde em Minas Gerais enfrenta um cenário caótico diante da baixa adesão à vacinação contra a gripe, com apenas 21% da população prioritária imunizada, colocando o estado em uma posição preocupante no ranking nacional. Enquanto o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) explode, com 438 óbitos e mais de 7.480 hospitalizações somente em 2025, a campanha de imunização esbarra na desconfiança e na falta de informação, fatores que podem ter sido agravados por um vídeo divulgado meses atrás, no qual o governador Romeu Zema e outros políticos mineiros questionavam a eficácia e a segurança das vacinas.

Continua após a publicidade

A gravação, que circulou amplamente nas redes sociais, levantou dúvidas na população e pode ter contribuído para a hesitação em procurar a imunização, mesmo diante do crescente risco de contaminação e das graves consequências de doenças como a SRAG, condição associada a infecções respiratórias como a gripe e a Covid-19. A situação levou o governo estadual a decretar estado de emergência em saúde pública, com 13 municípios também em situação de emergência epidemiológica devido ao aumento alarmante de casos.

Apesar da ampliação da campanha de vacinação para todas as pessoas a partir de seis meses de idade e dos esforços para conter o avanço das doenças respiratórias, a fragilidade do sistema de saúde em Minas e levanta questionamentos sobre a postura de lideranças políticas em relação à ciência e à saúde pública em um momento crítico para o estado.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários