A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um reajuste de 7,36% na tarifa de energia para os clientes residenciais da Cemig. A decisão foi tomada durante reunião ordinária do órgão nesta terça-feira, em Brasília. Para os aproximadamente 1,5 milhão de consumidores residenciais que são beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o aumento será menor, de 2,02%.
A Cemig explicou que a diferença no percentual de reajuste para os consumidores da Tarifa Social se deve ao fato de que o encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) não incide na fatura desses beneficiados. A estatal detalhou que o reajuste foi impactado principalmente pelo aumento dos encargos setoriais, que contribuíram com 4,63 pontos percentuais para o novo valor. Esses encargos são destinados a subsidiar diversas políticas públicas no setor elétrico, como a universalização do serviço, a tarifa social e o incentivo a fontes renováveis.
As novas tarifas passarão a vigorar a partir do dia 28 de maio de 2025 e permanecerão em vigor até 27 de maio de 2026, conforme estabelecido no contrato de concessão da distribuidora. O gerente de Regulação da Cemig, Giordano Bruno Braz de Pinho Matos, esclareceu que os consumidores perceberão o reajuste total na fatura de junho, com vencimento em julho de 2025. Isso porque, na fatura de junho, parte do consumo ainda será calculada com a tarifa antiga, e a outra parcela já com o novo valor. A Cemig Distribuição é responsável por 26% da conta de luz dos mineiros, enquanto os demais 74% são para cobrir encargos setoriais, tributos, energia comprada, encargos de transmissão e receitas irrecuperáveis.
VER TAMBÉM