Web Analytics Made Easy - Statcounter
Publicidade

Governo diz que não há casos confirmados de gripe aviária em Minas Gerais

Minas Gerais Livre de Gripe Aviária: Medidas Preventivas Garantem Segurança

21/05/2025 às 08h32
Por: Redação
Compartilhe:
Governo diz que não há casos confirmados de gripe aviária em Minas Gerais

Minas Gerais se mantém livre de casos confirmados de gripe aviária. Uma amostra analisada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentou resultado negativo para Influenza Aviária, reforçando a segurança do estado. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) confirmou que não há registros da doença em território mineiro, tranquilizando produtores e consumidores.

Continua após a publicidade

No entanto, a vigilância e as medidas preventivas são mantidas em alerta máximo. Recentemente, foi necessário descartar 450 toneladas de ovos férteis no Centro-Oeste do estado. Essa ação foi uma medida preventiva, pois os ovos foram originados de uma granja em Montenegro (RS), município onde o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, em 15 de maio, a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. A decisão de descarte foi tomada após uma reunião emergencial entre representantes da Seapa e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), demonstrando a prontidão das autoridades mineiras em proteger a avicultura local.

É importante ressaltar que, de acordo com a Secretaria de Agricultura, a gripe aviária não apresenta risco à saúde humana por meio do consumo de carne ou ovos. O vírus, entretanto, pode ser letal para as aves e causar grandes prejuízos à produção agropecuária. A medida de descarte dos ovos faz parte do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), executado pelo IMA desde 2022, que foca na vigilância ativa e passiva de doenças aviárias. Minas Gerais, sendo o segundo maior produtor de ovos do Brasil e o quinto em produção de galináceos, demonstra a importância dessas ações para a manutenção da saúde animal e da economia do estado.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários