Apesar de tentar se firmar como liderança nacional com críticas frequentes a Lula e uma atuação intensa nas redes sociais, Romeu Zema (Novo) teve desempenho pífio nas simulações de primeiro turno da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira (30). O governador de Minas aparece entre os últimos colocados, com apenas 1,4% das intenções de voto em um dos cenários.
No principal cenário, que reúne nomes como Lula, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Pablo Marçal, Ciro Gomes, Ratinho Júnior e Eduardo Leite, Zema fica bem atrás, com 1,4%, superado até por candidatos com menor projeção nacional. Lula lidera com 44,1%, seguido por Tarcísio, que aparece com 33,1%. Ciro Gomes marca 3,6%, Pablo Marçal tem 4,6%, Caiado 4,7%, Ratinho Júnior 2,1% e Eduardo Leite 1,8%.
Mesmo em outro cenário em que Michelle Bolsonaro é o principal nome da direita, o mineiro não reage. Lula mantém a dianteira com 44,4%, Michelle soma 35,5%, e Zema aparece em terceiro lugar, mas ainda com apenas 4% das intenções de voto — muito distante dos líderes.
VER TAMBÉM
No cenário que simula uma repetição da disputa de 2022, com Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet, Zema sequer é incluído, reflexo de sua baixa competitividade nacional.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de maio com 4.399 entrevistados recrutados digitalmente. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.