Web Analytics Made Easy - Statcounter
Publicidade

Presepadas de Zema o deixam cada ver as mais longe do sonho presidencial

Cenários para 2026: Zema fica atrás e críticos de Lula ganham terreno

05/06/2025 às 19h33
Por: Redação
Compartilhe:
Presepadas de Zema o deixam cada ver as mais longe do sonho presidencial

A corrida presidencial de 2026 começa a mostrar um cenário de grande disputa, com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentando um empate técnico com diversos nomes da política de direita e centro em simulações de segundo turno. Enquanto outros potenciais candidatos veem sua força eleitoral crescer, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apresenta o pior desempenho entre os nomes testados, ficando consideravelmente atrás de Lula, mesmo diante de uma postura cada vez mais crítica em relação ao governo federal.

Continua após a publicidade

Nos cenários apresentados, Lula mantém um empate técnico com nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Junior (PSD), Eduardo Leite (PSD) e Michelle Bolsonaro (PL). Inclusive, em uma das simulações, o presidente empata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de sua inelegibilidade. Em contraste, Zema, que tem intensificado suas críticas diárias ao presidente Lula em um aparente vale-tudo para se projetar nacionalmente, não demonstra o mesmo ímpeto nas intenções de voto, ficando nove pontos percentuais abaixo de Lula.

A pesquisa também aponta um crescimento na rejeição ao presidente, com 57% dos entrevistados afirmando que o conhecem e não votariam nele, contra 40% que o fariam.1 Esse índice de rejeição, que era de 52% em dezembro, subiu para 66% no levantamento mais recente. A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, possui uma margem de erro de dois pontos percentuais, reforçando a relevância desses dados para as análises futuras.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários