O Irã realizou um ataque com mísseis contra a Base Aérea de Al Udeid, no Catar, a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, que abriga cerca de 10 mil pessoas entre militares e civis. A ofensiva, ocorrida nesta segunda-feira (23), é uma resposta direta ao ataque promovido pelos EUA no último sábado (21) contra instalações nucleares iranianas. As explosões foram audíveis na capital do Catar, Doha, evidenciando a intensidade do ataque.
As Forças Armadas do Irã e o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica confirmaram o lançamento de mísseis, classificando a ação como um "poderoso e destrutivo ataque". Em comunicado, a Guarda Revolucionária afirmou que o Irã "nunca deixará nenhuma agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta", sinalizando uma postura de retaliação contundente a futuras ações.
Contudo, o Ministério da Defesa do Catar informou que seu sistema de defesa aéreo interceptou com sucesso os mísseis, e que não houve registro de mortos ou feridos. Em Washington, a Casa Branca e o Departamento de Defesa já monitoravam potenciais ameaças e acompanham a situação de perto, com o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, envolvidos na avaliação dos desenvolvimentos.
VER TAMBÉM