Web Analytics Made Easy - Statcounter
Publicidade

Viagem de Moraes e Janja juntos em aeronave da FAB gera questionamentos de parlamentares

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) expressou publicamente sua insatisfação com a situação

02/07/2025 às 08h34
Por: Redação
Compartilhe:
Viagem de Moraes e Janja juntos em aeronave da FAB gera questionamentos de parlamentares

Uma viagem em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvendo a primeira-dama Janja, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski no último dia 13 de junho, tem gerado repercussão e críticas no meio político. O voo, que partiu de Brasília com destino a São Paulo, transportava 12 passageiros e a presença conjunta de Janja e Moraes a bordo foi o principal ponto de controvérsia.

Continua após a publicidade

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) expressou publicamente sua insatisfação com a situação. Em uma rede social, o parlamentar questionou a imparcialidade do ministro do STF, afirmando que Moraes não demonstra interesse em disfarçar afinidades políticas, especialmente em um período em que ele julga o ex-presidente Jair Bolsonaro, adversário político direto do atual chefe do Executivo. A assessoria de imprensa da primeira-dama, por sua vez, informou que Janja pegou carona no voo solicitado por Lewandowski para uma consulta médica em São Paulo, sem custos adicionais para a União, e que a esposa de Moraes, Viviane Barci, também estava presente.

Diante da polêmica, o deputado Kim Kataguiri (União-SP) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF), solicitando uma investigação sobre o possível uso indevido de aeronaves da FAB. Kataguiri argumenta que a utilização do avião por Janja e Moraes, sem um vínculo funcional direto ou agenda oficial divulgada, pode configurar desvio de finalidade administrativa. Até o momento, a Força Aérea Brasileira e o Ministério da Justiça não divulgaram a lista completa dos passageiros, e a assessoria de Moraes não se manifestou sobre o assunto. A situação sublinha a delicadeza do uso de recursos públicos por autoridades e reaviva debates sobre a transparência e a imparcialidade no exercício de funções públicas.

Continua após a publicidade
Podcast do Portal Minas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários