Uma operação conjunta das polícias civis do Espírito Santo e de Minas Gerais resultou na prisão de três pessoas suspeitas de aplicar o 'golpe do falso consórcio' na cidade de Ipanema, Minas Gerais. Os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária foram cumpridos nas cidades de Colatina e Vila Velha, no Espírito Santo.
Os suspeitos teriam causado um prejuízo de cerca de R$ 600 mil a empresários ao venderem cartas de consórcios fraudulentas. Durante a operação, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados para aprofundar a investigação e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Os crimes ocorreram em 2023, mas há indícios de que as fraudes possam ter começado em 2019. As três pessoas presas, duas mulheres e um homem, foram encaminhadas à Divisão Patrimonial e, posteriormente, ao Centro de Triagem de Viana, onde estão à disposição da Justiça Mineira.
VER TAMBÉM
O delegado Alfredo Serrano, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ipanema, destacou que a operação visa combater fraudes e proteger as vítimas, garantindo que os responsáveis sejam punidos. Até o momento, não há indícios de que o golpe tenha sido aplicado no Espírito Santo.