Web Analytics
13°C 28°C
Ipatinga, MG

Governo de MG Regulamenta Queijo Minas Artesanal Casca Florida

A regulamentação, publicada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), impõe medidas de segurança sanitária, permitindo aos produtores comercializar o produto com mais confiança

04/07/2024 às 06h24
Por: Redação
Compartilhe:
Governo de MG Regulamenta Queijo Minas Artesanal Casca Florida

O Queijo Minas Artesanal Casca Florida, produzido no Sul de Minas, acaba de ser regulamentado pelo governo de Minas Gerais, ganhando um selo de segurança. Conhecido pelo sabor único, resultado de um processo especial de maturação, o queijo apresenta uma acidez moderada, massa levemente macia e um toque especial de mofo natural.

Continua após a publicidade

Guilherme de Pádua Alcântara, produtor do queijo, explicou que a produção é totalmente natural, utilizando apenas leite, coalho, pingo e sal. Durante a maturação, o mofo se desenvolve, conferindo ao queijo seu caráter distintivo.

Continua após a publicidade

A regulamentação, publicada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), impõe medidas de segurança sanitária, permitindo aos produtores comercializar o produto com mais confiança. As regras incluem a manutenção de uma temperatura entre 12 e 20 graus e umidade entre 80 e 90% na sala de maturação.

Continua após a publicidade

Estudos realizados pela Universidade Federal de Lavras confirmaram que o fungo presente no queijo é benéfico, protegendo-o contra patógenos. O professor Luís Roberto Batista destacou que a pesquisa, desenvolvida ao longo de oito anos, atendeu à demanda dos produtores que enfrentavam dificuldades de comercialização devido à presença do fungo.

Para comerciantes como Lucas Castro Guimarães, a regulamentação facilita as vendas e garante a qualidade do produto aos clientes, assegurando conformidade com as normas sanitárias.

A regulamentação não apenas beneficia os produtores e revendedores, mas também oferece aos consumidores a garantia de adquirir um produto de qualidade e procedência comprovada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade