Começa nesta sexta-feira (12) o XXI Festival Mundial da Cachaça de Salinas, que promete atrair cerca de 50 mil pessoas e movimentar R$ 10 milhões em negócios. O evento, que se estenderá até o próximo domingo (14), será realizado no parque de exposições da cidade, um local com estrutura ampla para receber o público e os shows de artistas renomados.
Salinas, reconhecida desde 2018 como a Capital Nacional da Cachaça pela Câmara dos Deputados, sedia o principal evento do seu calendário e um dos maiores do Brasil. Jean Oliveira, presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), destaca a importância do festival: "Mostramos a força da nossa cachaça e das nossas raízes. O evento é uma grande vitrine de negócios."
O festival contará com 92 estandes, com expositores de Salinas e de outras cidades. Segundo dados do Governo de Minas Gerais, Salinas possui 24 propriedades produtoras de cachaça registradas, sendo a cidade com o maior número de estabelecimentos do Brasil e ocupando o segundo lugar em quantidade de rótulos registrados, com 202 produtos.
- Sexta-feira: Diego e Victor Hugo, Vitinho Imperador
- Sábado: Donas do Bar, Léo Santana
- Domingo: Tierry