Levantamento recente do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (29), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários em uma eleição presidencial hoje. No entanto, destaca-se a performance da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como a candidata mais forte da direita, superando outros nomes importantes.
Apesar de Jair Bolsonaro (PL) estar inelegível, Lula teria uma vantagem de apenas 2,2 pontos percentuais sobre ele, com 44,1% dos votos. Sem Bolsonaro na disputa, Michelle Bolsonaro emerge como a principal adversária do atual presidente. Em um confronto direto, Lula obteria 44,3% dos votos, enquanto Michelle alcançaria 39,1%, uma diferença de apenas 5,2 pontos percentuais. Com o apoio declarado de Jair Bolsonaro, a candidatura de Michelle se fortalece ainda mais, chegando a 40,2% contra 43,8% de Lula.
Michelle Bolsonaro se destaca como a figura mais perigosa para Lula no campo da direita, superando outros possíveis candidatos como Tarcísio de Freitas, que teria 36,2% dos votos em um confronto direto com Lula, que obteria 44,4%. Mesmo com o apoio de Bolsonaro, Tarcísio atingiria 38,5%, ainda atrás de Lula com 44,2%.
A pesquisa foi realizada pessoalmente com 2.026 eleitores entre 18 e 22 de julho, possui um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também foi testado na pesquisa, mas obteve votação inexpressiva, o que prejudica suas pretensões de se firmar como um candidato viável à presidência em 2026.