Nesta sexta-feira (14), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 95 municípios mineiros, elevando para 145 o total de cidades em Minas Gerais que enfrentam essa condição devido à seca. O número representa 17% dos municípios do estado. De acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a seca é definida como uma estiagem prolongada que causa grave desequilíbrio hidrológico.
Entre as medidas adotadas para auxiliar os municípios afetados, está a distribuição de água potável. Até 15 de abril, a Defesa Civil Estadual entregou mais de 175 mil metros cúbicos de água a 995 comunidades em 73 cidades. Em Belo Horizonte, não chove há 56 dias, conforme dados da Defesa Civil Municipal. O inverno geralmente marca o auge da estação seca em Minas Gerais, com poucas chuvas concentradas nas regiões Leste e Sul do estado.
Os municípios em situação de emergência incluem Setubinha, São Sebastião do Maranhão, Ataleia, Curvelo, São Romão, e muitos outros listados pela Defesa Civil Estadual. Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos para ações como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, e aquisição de kits de limpeza e higiene pessoal.