A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), anunciou o edital 6/2024 para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. A empresa que vencer o processo licitatório será responsável por uma série de melhorias e pela gestão completa do sistema pelos próximos 30 anos, com um investimento estimado em R$ 439,7 milhões.
O envio das propostas, exclusivamente pelo Portal de Compras do Governo Federal, deve ser feito até 1º de outubro de 2024. Segundo o prefeito Gustavo Nunes, a mudança visa melhorar a qualidade dos serviços, que atualmente são alvo de muitas reclamações, além de buscar tarifas mais justas para a população.
Caso a atual concessionária, Copasa, não vença a licitação, haverá um período de transição de até 180 dias, durante o qual a empresa vencedora acompanhará as operações. A decisão de não renovar o contrato com a Copasa foi fundamentada em diversas questões, incluindo supostas cobranças indevidas e a falta de transparência na prestação de serviços.