Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal e a Polícia Militar de Coronel Fabriciano deflagraram a operação "Falcões de Aço", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos usados no tráfico de drogas. Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão em várias cidades de Minas Gerais e em Bragança Paulista, SP.
O esquema envolvia a adulteração de cocaína, movimentando mais de 1.200 quilos de produtos químicos e gerando um lucro estimado em R$ 35 milhões. Aproximadamente R$ 25 milhões foram diretamente ligados ao financiamento do tráfico. A operação revelou que familiares de líderes criminosos, incluindo esposas de presos, atuavam como laranjas no processo de lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que o grupo operava há anos e utilizava terceiros para dificultar o rastreamento financeiro. A ação foi realizada em várias cidades de Minas, incluindo Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte e Patos de Minas, além de Bragança Paulista.