O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por meio da Zona Eleitoral de Ipatinga, recebeu na última terça-feira (24) um pedido feito pela coligação Paraisenses Juntos com a Verdade, formada pelos partidos Republicanos, PP e Podemos, que pretende cancelar a candidatura de Bruno Morato e Oliveirinha à prefeitura de Santana do Paraíso.
Na petição apresentada à justiça, a coligação alega que os candidatos teriam utilizado as redes oficiais do município para fazer publicidade pessoal. Afirmam, ainda, o uso excessivo da cor laranja nas mídias sociais, além de vestimentas na tonalidade, como camisetas e gravatas laranjas usadas por Bruno Morato e Oliveirinha. O documento cita, inclusive, o fato de uma eleitora ter pintado as unhas de laranja e divulgado em suas redes sociais pessoais e o uso de balões laranjas nos comícios dos candidatos. Ainda de acordo com a petição, Bruno e Oliveirinha estariam se promovendo ao comparar a sua gestão com a anterior.
O processo seguirá agora os trâmites judiciais e não deve ser concluído antes das eleições que ocorrem no próximo domingo.
De acordo com Bruno Morato, o eleitor pode votar com tranquilidade pois a decisão de qual candidatura será cassada será no dia 6 de outubro, nas urnas, e quem vai decidir é o povo paraisense. “Eles não vão ganhar no tapetão. As pessoas aqui são livres para usar a cor que quiserem e, principalmente, votar em quem quiser. O fato é lamentável e mostra uma tentativa da oposição de tirar o poder de decisão do povo paraisense, mas não vão conseguir”
Apenas duas chapas disputam as eleições para prefeitura de Santana do Paraíso este ano. Recentemente, uma pesquisa registrada na justiça eleitoral sob número MG-05073/2024 mostrou que Bruno Morato tem 90% de intenções de voto contra apenas 10% de Capitão Torres.
* Esta matéria foi editada/republicada em 30/09/2024 cumprido decisão judicial exarada nos autos do processo 0600584-10.2024.6.13.0130