O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após sofrer um acidente doméstico no Palácio do Alvorada, no sábado (19). Ele teve um ferimento na parte de trás da cabeça e precisou de atendimento médico de emergência. De acordo com o boletim médico, Lula sofreu um "ferimento corto-contuso" e, embora esteja bem, foi aconselhado a evitar viagens longas.
Em função do ocorrido, Lula cancelou sua participação presencial na Cúpula dos Brics, que ocorrerá na cidade de Kazan, na Rússia. O presidente havia programado embarcar neste domingo (20), mas, após orientação médica, optou por participar do evento por videoconferência. A recomendação foi feita para evitar complicações durante o deslocamento de longa distância.
Apesar do susto, a expectativa é que Lula retome suas atividades no Palácio do Planalto já na segunda-feira (21). O presidente estava em São Paulo no dia anterior ao acidente, onde participou de uma live ao lado de Guilherme Boulos, candidato à prefeitura da capital paulista, e retornou a Brasília no mesmo dia.