Uma mulher de 38 anos provocou um foco de incêndio em uma área de vegetação na divisa entre Santana do Paraíso e Ipaba, na região do Vale do Aço, na tarde de terça-feira, conforme noticiado. O incidente ocorreu durante um trabalho de limpeza em um terreno recém-adquirido, onde a autora utilizava fogo para se desfazer de restos de capina. O procedimento, contudo, saiu do controle da responsável, fazendo com que as chamas se alastrassem rapidamente e alcançassem a mata nativa adjacente a uma reserva ambiental da área.

A moradora informou às autoridades que, ao perceber que o fogo havia fugido ao seu controle e ganhado proporções maiores, tentou combater as chamas sozinha, mas sem sucesso devido à intensidade com que o fogo se espalhava pela vegetação ao redor do terreno.

Felizmente, a intervenção rápida de equipes de combate a incêndios resultou no controle das chamas antes que pudessem causar danos ambientais significativos, limitando a área queimada a um espaço considerado pequeno. Apesar da rápida contenção, a mulher foi notificada sobre a possibilidade de responder legalmente por uma infração de natureza ambiental decorrente do ocorrido.