Três indivíduos suspeitos de terem participado do ataque a duas agências bancárias na cidade de Ijaci, Sul de Minas, na madrugada da última quarta-feira (5), foram detidos em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, no sábado (8). A ação que culminou na prisão e apreensão dos envolvidos foi conduzida pela Polícia Militar.

Durante a operação policial, foram confiscados diversos itens que indicam a atividade criminosa e o planejamento da quadrilha. O material apreendido inclui armas de fogo, como uma pistola calibre 40 e um revólver calibre 38, além de munições variadas, como cartuchos calibre 40, 38, 5,56 e 12. Também foram encontrados quatro veículos com sinais de clonagem, um carregador de pistola alongado, um drone e um binóculo, frequentemente utilizados no monitoramento e execução de ataques. Roupas usadas na prática dos crimes também estavam entre os objetos apreendidos. Os suspeitos e todo o material foram encaminhados para a Delegacia de Divinópolis para os procedimentos legais.

O ataque em Ijaci, cidade localizada a aproximadamente 150 km de Divinópolis, ocorreu por volta das 2h da madrugada. Segundo informações da Polícia Militar, pelo menos cinco homens teriam chegado em um carro de cor preta e direcionado a ação contra as agências do Sicoob e do Bradesco, ambas situadas na Rua Vigilato Vilas Bôas. O grupo utilizou explosivos para tentar acessar os caixas eletrônicos e espalhou "miguelitos" pelas vias, artifícios pontiagudos destinados a furar pneus e dificultar a perseguição policial.

Apesar da violência da ação, não houve registro de feridos. A agência do Bradesco não foi explodida, mas sofreu danos significativos nos caixas eletrônicos. No caso do Sicoob, que funciona no mesmo edifício da Prefeitura de Ijaci, a explosão foi mais intensa. Em decorrência dos estragos visíveis, a Defesa Civil precisou interditar parte do prédio para que uma avaliação mais aprofundada dos danos estruturais fosse realizada. As instituições bancárias Sicoob e Bradesco informaram que estão colaborando com as autoridades e trabalhando para reestabelecer o atendimento o mais breve possível. Enquanto isso, os clientes foram orientados a procurar as unidades em Lavras.