O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante um evento em Belo Horizonte nesta quinta-feira (11). Lula disse que poderia oferecer um "cursinho a distância" para ensinar Zema a "descascar banana e comer", fazendo referência a um vídeo que o governador publicou nas redes sociais em fevereiro. No vídeo, Zema aparecia comendo banana com a casca, sugerindo a prática como forma de "economizar" diante da alta dos preços.

O presidente usou a anedota para criticar o governador durante seu discurso na abertura da Caravana Federativa, realizada no Expominas, na Região Oeste de Belo Horizonte. "Em janeiro de 2023, eu convoquei os 27 governadores do estado, estavam lá o Tarcísio, o Zema. O Zema não falou nada porque ele só devia comer banana com casca, não tinha aprendido a descascar banana ainda. Ele não vai a lugar nenhum. O cara que não aprendeu a descascar banana não pode querer fazer nada mais", declarou Lula.

A Caravana Federativa é uma iniciativa que tem como objetivo levar representantes de órgãos federais aos estados e municípios. Mais cedo, o presidente também participou da inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, na cidade de Itabira, Região Central de Minas Gerais. O governador Romeu Zema não compareceu a nenhum dos eventos, apesar de não ter compromissos listados em sua agenda oficial para a data.