O Conselho Nacional de Trabalho e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais viabilizam mecanismos que permitem aos motoristas mineiros regularizarem a situação de seus veículos sem comprometer severamente o orçamento mensal. Atualmente, os órgãos de trânsito estaduais autorizam o parcelamento de multas e outros débitos veiculares através do cartão de crédito, com prazos que chegam a 12 meses.

A medida, amparada por normas do Conselho Nacional de Trânsito, funciona por meio de empresas financeiras credenciadas que fazem a intermediação do pagamento. O sistema funciona de forma prática: a operadora quita o valor total do débito junto ao órgão público de forma imediata e o cidadão assume o pagamento das parcelas junto à financeira, o que agiliza a baixa de restrições e pendências no prontuário do veículo.

Para ter acesso ao benefício em Minas Gerais, o proprietário deve realizar o processo de forma online nos canais oficiais, informando a placa e o Renavam para listar as infrações passíveis de parcelamento. É importante destacar que a operação envolve juros de mercado definidos pela operadora do cartão. A regularização total e a emissão do novo licenciamento ocorrem após a compensação bancária, garantindo que o condutor possa circular dentro da legalidade pelas rodovias do estado.