O governo da Venezuela anunciou formalmente a retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos nesta quinta-feira. A decisão ocorre seis dias após uma operação que resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores. Em nota oficial divulgada pelo chanceler Yván Gil Pinto, a gestão de Delcy Rodríguez justificou a medida como necessária para lidar com as consequências da detenção do ex-líder e buscar soluções no âmbito do direito internacional.

Apesar da aproximação, Caracas reiterou a posição de que o país foi vítima de uma agressão criminal e ilegal contra seu território. O objetivo do novo processo diplomático exploratório é o restabelecimento de missões diplomáticas em ambos os países, visando definir uma agenda de trabalho de interesse mútuo e tratar diretamente o caso do sequestro do Presidente da República e da Primeira-Dama.

Um grupo de diplomatas americanos já está em deslocamento para a Venezuela para dar início às discussões presenciais. Um dos pontos centrais do diálogo será a reabertura da embaixada americana no país, que permanece fechada desde 2019. O movimento sinaliza uma mudança profunda na política externa da região após os recentes eventos que abalaram a estrutura do governo venezuelano.

Deseja que eu gere uma imagem para ilustrar esta matéria ou prefere que eu busque mais detalhes sobre a chegada dos diplomatas?