Pesquisa Aponta Empate Técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em Cenário de Segundo Turno
Uma nova pesquisa eleitoral, divulgada nesta quinta-feira (17) pela AtlasIntel/Bloomberg, revela um cenário de acirrada disputa para uma eventual corrida presidencial em segundo turno no Brasil. Os dados indicam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) encontram-se tecnicamente empatados nas intenções de voto.
No confronto direto simulado, Flávio Bolsonaro registrou 47,2% das intenções, enquanto Lula da Silva obteve 46,8%. Um grupo de 6% dos entrevistados declarou voto em branco ou nulo, ou preferiu não responder. Ao considerar apenas os votos válidos, a vantagem é marginal: Flávio Bolsonaro aparece com 50,2% contra 49,8% de Lula. O levantamento também projetou um cenário adicional de segundo turno, onde Lula figura com 44,1% das intenções de voto no cenário estimulado.
A pesquisa explorou, ainda, outros cenários para o presidente Lula em um eventual segundo turno. Contra Romeu Zema (Novo), Lula alcança 46,3% das intenções, superando os 43,7% do ex-governador de Minas Gerais. Em uma simulação contra Ronaldo Caiado (PSD), atual governador de Goiás, Lula marca 46% contra 41,7%. Outras disputas testadas incluem Lula com 45,6% frente a Augusto Cury (Avante), que obteve 37,8%, e Lula com 46,1% em comparação a Renan Santos (Missão), que registrou 29,7%.
Para a realização deste levantamento, foram entrevistadas 5.018 pessoas entre os dias 11 e 16 de setembro. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cumprindo todas as exigências legais para a divulgação de dados eleitorais.
O Portal Minas mantém um canal aberto com a comunidade através do Instagram. Sua participação é fundamental para o debate democrático e para a construção de um jornalismo cada vez mais próximo da realidade. Compartilhe sua opinião sobre esses resultados, faça sugestões de pauta ou envie denúncias sobre temas relevantes pelo direct do Instagram @rogeriodoportalminas. Sua voz fortalece o nosso compromisso com a informação.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Homem agride ex-companheira e arrasta policial durante tentativa de fuga em Contagem
- Porto Firme MG Abre Concurso Público com Salários de até R$ 3,8 Mil
- Assalto violento na Pampulha: Homem é perseguido e agredido em roubo de corrente de R$ 50 mil; um criminoso preso
- Cleitinho Anuncia Planos para Revisão de Pedágios e Redução do IPVA em Minas Gerais
- Tragédia na BR-116: Seis Mortos e 43 Feridos em Colisão Grave no Norte de Minas
