Em 17 de julho de 2026, a plataforma de simulação de voo Almeida Flight Sim divulgou os detalhes de uma travessia aérea virtual, empregando o caça F-16 Fighting Falcon. A jornada simulada teve seu ponto de partida na cidade de Pirapora, em Minas Gerais, e culminou com um pouso no aeroporto de Paulo Afonso, localizado no estado da Bahia, após sobrevoar parte do Rio São Francisco.

O voo virtual teve início sobre o trecho inicial do grandioso Rio São Francisco, nas proximidades de Pirapora, Minas Gerais, ambientado durante o amanhecer. O propósito principal da atividade era proporcionar a observação da paisagem a partir da cabine em bolha do F-16, além de acompanhar o sinuoso percurso do "Velho Chico" ao longo do mapa. A aeronave simulada cruzou a região norte de Minas Gerais, avançando em direção ao Nordeste.

A conclusão da viagem aérea virtual ocorreu de maneira inesperada para o piloto. Após identificar uma pista no horizonte, foi executado um pouso espontâneo. Posteriormente à aterrissagem, descobriu-se que o local exato era o aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia, marcando o término da simulação de forma particular.

Toda a experiência foi realizada no ambiente do Microsoft Flight Simulator, um renomado simulador de aviação. A atividade foi projetada para realçar o prazer de pilotar o F-16 Fighting Falcon e apreciar a fidelidade dos cenários digitais. As configurações aplicadas para o voo estabeleceram o horário do amanhecer para a partida de Pirapora e a chegada em Paulo Afonso, na Bahia.

Vídeo original por Almeida Flight Sim.