Uma forte tempestade atingiu a cidade de Sacramento, no Alto Paranaíba, na tarde deste domingo (2), trazendo consigo chuvas intensas e ventos que alcançaram quase 100 km/h. O temporal causou uma série de estragos no município, conforme informações da Prefeitura. Entre os danos registrados estão a queda de árvores e postes de energia, o destelhamento de residências e prejuízos ao sistema de fornecimento de eletricidade e água.

As equipes de resgate e serviços essenciais foram rapidamente mobilizadas para lidar com as consequências do temporal. Profissionais da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atuaram em conjunto para atender as ocorrências e trabalhar no restabelecimento dos serviços básicos. Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também estão empenhados em normalizar o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas. O prefeito Juninho Trevisan utilizou as redes sociais para divulgar imagens dos estragos e da mobilização das equipes. Moradores de Sacramento também registraram pontos de alagamento, como na Rua Uberaba.

Em nota oficial, a administração municipal de Sacramento expressou solidariedade às famílias impactadas e assegurou que todas as secretarias municipais estão prestando assistência, oferecendo abrigo, alimentação, roupas e apoio social aos necessitados. A intensidade do fenômeno foi explicada pelo geógrafo William Borges, que mencionou que as rajadas de vento na área rural da cidade chegaram a 96 km/h, com um volume de chuva de 52,8 milímetros registrado até as 17h. Segundo o especialista, a causa foi um cavado em baixos níveis na atmosfera, o que favorece a formação de chuvas convectivas e temporais comuns no período da primavera. Além de Sacramento, outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como Uberlândia (60 km/h), Uberaba (68 km/h), Araxá (79 km/h) e Indianópolis (78 km/h), também foram atingidas por ventos fortes.

.