O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o resultado final da 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, uma iniciativa que reconheceu 40 projetos inovadores em todo o país. O município de Santana do Paraíso, em Minas Gerais, foi um dos destaques nacionais ao ter seu programa Banco de Alimentos premiado na categoria de Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

A premiação do Banco de Alimentos de Santana do Paraíso ressalta a importância e a eficácia das ações locais no enfrentamento à insegurança alimentar. Essa categoria, que reconheceu 20 iniciativas municipais e 6 estaduais, valoriza os projetos que demonstram soluções concretas e replicáveis para garantir o acesso a alimentos de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade. O programa mineiro integra um conjunto de esforços que buscam fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O reconhecimento a iniciativas como a de Santana do Paraíso ocorre em um momento em que o MDS busca consolidar os resultados positivos do país no combate à fome. O prêmio reforça o fato de que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), e que os dados do IBGE apontam uma queda consistente nos índices de insegurança alimentar grave. O Prêmio Brasil Sem Fome, instituído no âmbito do Plano Brasil Sem Fome, sublinha o compromisso contínuo do governo em erradicar a fome no país. O projeto em Santana do Paraíso conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal e da Emater-MG