Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente na zona rural do município de Ipanema resultou na identificação e suspensão de um desmatamento ilegal de grandes proporções. A ação, realizada neste sábado, dia 8 de novembro, apurou denúncias de supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP), na região do Córrego Santa Constância, conhecida como Serrinha. A área devastada totaliza 20,33 hectares, sendo as atividades ilegais voltadas para a abertura de áreas e formação de pastagens com o uso de maquinário pesado.

As autoridades agiram após receberem diversas denúncias através de canais como o SISEMA, Disque Denúncia Unificado (181) e o 190, que relatavam o crime ambiental. No local, foram identificadas três pessoas responsáveis pelas intervenções. Como resultado da fiscalização, foram lavrados três autos de infração que somam mais de R$ 300 mil em multas ambientais. Além da suspensão imediata das atividades, os militares efetuaram a apreensão de um trator de esteira e diversos equipamentos utilizados na ação, como soprador, bomba elétrica, óleo lubrificante e ferramentas, além de 1.694 metros cúbicos de lenha nativa.

Segundo a Polícia Militar, a área desmatada apresentava uma vegetação em estágio avançado de regeneração, característica da floresta atlântica, com presença de árvores de grande porte, cipós e cobertura de serrapilheira. A preservação desses locais é crucial para a proteção de nascentes, a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio ecológico da região. Os responsáveis agora deverão responder tanto por infrações administrativas quanto por crimes ambientais, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98, que trata especificamente da destruição de vegetação nativa e de áreas protegidas no bioma Mata Atlântica.