O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou suas redes sociais para criticar ambientalistas e participantes da COP30, a conferência do clima das Nações Unidas que iniciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 10, em Belém, capital do Pará. O governo dos EUA não faz parte da lista de participantes do evento.

Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump mencionou o desmatamento de parte da Floresta Amazônica para a construção de uma avenida de 13 quilômetros em Belém. A via tem seu percurso atravessando trechos de floresta e comunidades tradicionais.

A obra foi alvo de contestação por parte do Ministério Público e de diversos órgãos de proteção ambiental, o que gerou destaque na imprensa internacional. Veículos como a BBC e a Fox, nos Estados Unidos, por exemplo, publicaram reportagens sobre o caso, uma delas com o título "Milhares de hectares da floresta amazônica foram desmatados para a construção de uma rodovia para a cúpula do clima no Brasil". A crítica de Trump mencionou esse "escândalo" de devastação em função da COP30.