Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, propõe conceder o título de cidadã honorária à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A iniciativa é de autoria da vereadora Roberta Lopes (PL) e já começou a ser analisada pelo plenário. O projeto, que teve sua tramitação iniciada no final de outubro, deve ser votado em breve pelos demais vereadores.
Ao justificar a proposta, a vereadora Roberta Lopes argumentou que Michelle Bolsonaro se destacou por seu engajamento em causas sociais. Ela citou o projeto 'Pátria Voluntária', que visa incentivar o trabalho voluntário, e a promoção da causa da acessibilidade para surdos e mudos por meio do Projeto Sinais. Esses trabalhos seriam o fundamento para a homenagem na cidade mineira.
No entanto, a tramitação do projeto levanta questionamentos. Embora os critérios para a concessão do título incluam a prestação de serviços relevantes ao município em áreas como social, cultural, educacional, esportiva, política ou econômica, não há registros públicos de atuação direta ou indireta de Michelle Bolsonaro que tenha beneficiado especificamente a população de Juiz de Fora.
