Uma operação deflagrada pela Polícia Militar, que se iniciou na tarde de segunda-feira (10) e se estendeu até esta terça-feira (11), culminou na prisão de dois homens e na apreensão de um fuzil, uma submetralhadora e dezenas de cartuchos nas cidades de Alvinópolis e João Monlevade. Os detidos, de 23 e 37 anos, foram presos em flagrante.

O primeiro registro da ocorrência se deu na rua Antônio Martins da Silva, no bairro Monte, em Alvinópolis. A Polícia Militar recebeu informações indicando que dois indivíduos estariam transportando armamentos para a região. Ao notar a presença policial, os suspeitos empreenderam fuga em um veículo VW CrossFox, tomando a direção do povoado de Gravatá.

Imediatamente, as equipes iniciaram um rastreamento contínuo. Durante as diligências, foram realizados vários rastreamentos em estradas vicinais que conectam os povoados de Gravatá e Pimenta, na área rural de Barra Longa. Em um local conhecido como Morro Acaba Vida, na zona rural de Alvinópolis, os policiais localizaram um macacão laranja fluorescente sob o qual estavam escondidas duas armas de fogo: um fuzil calibre 5,56 mm e uma submetralhadora artesanal calibre .380, além de munições e outros materiais.

Ainda durante as buscas, um dos denunciados foi localizado e preso no bairro Vila Manoel Antônio Puig, em Alvinópolis. Ele confessou ter apenas guardado as armas em uma oficina e alegou que, no dia anterior, havia utilizado o mesmo veículo que evadiu do cerco policial para buscar o material. Imagens de câmeras de segurança comprovaram o momento em que o indivíduo retirava um volume embrulhado em tecido laranja da oficina e o colocava no banco traseiro do CrossFox, o carro empregado na fuga.

O segundo suspeito foi encontrado e detido em João Monlevade, após a continuidade das diligências. Segundo a Polícia Militar, ele seria o proprietário das armas. Os dois presos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o inquérito seguirá para investigar o envolvimento dos suspeitos em outros crimes. Foram apreendidos um fuzil calibre 5,56 Colt (de fabricação estadunidense), uma submetralhadora artesanal calibre .380, um carregador alongado para munição 5,56 mm, diversos cartuchos – incluindo 60 munições calibre .380 –, além de três telefones celulares e outros objetos.