A presidente da Câmara Municipal de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, Ana Paula Torres Santos (PDT), foi detida na tarde da última quarta-feira, dia 12 de novembro. A prisão da vereadora e primeira-dama do município foi resultado do cumprimento de um mandado de prisão preventiva emitido pela Justiça da Comarca de Itajubá, no âmbito de uma investigação e processo movido pelo Ministério Público.

As autoridades não forneceram detalhes específicos sobre a natureza da acusação ou o motivo que levou à expedição da ordem de prisão contra a presidente da casa legislativa. A vereadora Ana Paula, após ser detida por uma equipe da Polícia Civil, foi encaminhada para realizar exame de corpo de delito no Hospital Escola de Itajubá, sendo posteriormente levada para o presídio de Santa Rita do Sapucaí.

Diante do ocorrido, o Ministério Público foi procurado para esclarecer os detalhes do processo, mas não se manifestou até o momento. O setor jurídico da Câmara de Maria da Fé e o prefeito do município, Adilson dos Santos, que é marido da vereadora, também não se pronunciaram sobre a prisão. Em nota oficial, a Prefeitura de Maria da Fé informou que não se manifestaria por enquanto e que só prestaria esclarecimentos quando houvesse informações oficiais que pudessem ser compartilhadas.