O Programa Universidade para Todos inicia na próxima segunda-feira o processo de seleção para o primeiro semestre de 2026, com uma oferta recorde que ultrapassa a marca de 594 mil bolsas. De acordo com o cronograma oficial, os interessados terão entre os dias 26 e 29 de janeiro para realizar a inscrição exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde já é possível consultar o detalhamento das vagas por curso e instituição.
O volume de benefícios nesta edição se divide entre 274 mil bolsas integrais, que cobrem a totalidade das mensalidades, e 319 mil bolsas parciais, equivalentes a 50% do valor do curso. Entre as carreiras com maior disponibilidade de vagas para os novos estudantes destacam-se Administração, Ciências Contábeis e Desenvolvimento de Sistemas. O Ministério da Educação reforçou que esta é a maior oferta registrada desde a criação do programa em 2004, contemplando também modalidades de ensino a distância e semipresencial.
Para concorrer, o candidato deve ter participado das edições de 2024 ou 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio, apresentando média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. O sistema de seleção prioriza estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em instituições privadas, além de destinar vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública em cursos de licenciatura e pedagogia.
